|
Todo o fato aqui exposto tem por base pesquisa de caráter etnográfico feitas por Marcel Mauss, de povos chamados primitivos localizados nas sociedades que povoam as margens do pacífico. Esses fatos, segundo Marcel Mauss tem um valor sociológico geral por nos permitir compreender um momento da evolução social, pelo fato de que essas instituições forneceram realmente a transição para a nossa sociedade, as formas de nosso direito e de nossa economia. Veremos aqui algumas sobrevivências dos princípios de “troca-dádiva” praticados por esses povos “primitivos”, ou seja, como a moral e as trocas praticadas por essas sociedades deixaram vestígios que ainda podem ser percebidos na nossa sociedade, assim como nossos direitos e nossa economia se originaram de instituições similares as precedentes.
Analisaremos a título de comparação para medir o quanto nossas sociedades se afastam ou se aproximam desses tipos de instituições chamadas “primitivas”. Essa comparação nos permitirá compreender um momento da evolução social. (MAUSS, 1974). Mauss (1974, p.265) diz: Vivemos em sociedades que distinguem fortemente (...) os direitos pessoais, as pessoas e as coisas. Essa separação é fundamental: ela constitui a condição mesma de uma parte do nosso sistema de propriedade, de alienação e de troca. (...) Do mesmo modo, nossas civilizações, desde a semítica, a grega e a romana, distinguem-se fortemente entre a obrigação e a prestação não gratuita, de um lado, e a dádiva, de outro. Será que essas grandes civilizações não passaram por uma fase anterior, em que não possuíam essa mente fria e calculista? Não terão mesmo praticado aqueles costumes da dádiva trocada em que se misturavam coisas e pessoas? É isso que Mauss nos propõe a investigar com ele, se antes de possuírem seus sistemas de leis e economia alguns povos civilizados como os romanos, os indo-europeus, ou os povos da Índia e da Germânia, vivenciaram esse principio de dádiva trocada, se existem entre esses povos sobrevivências que nos ajudem a perceber se tal processo aconteceu, ou não. Postado por: eco de mauss no segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Comments to Entendendo melhor esse blog |
Info
Ecodimauss pretende tratar, principalmente, sobre economia e direito de povos antigos e primitivos, baseados na perspectiva do renomado etnógrafo francês Marcel Mauss.
Sobre o blog
Entendendo melhor
Sobre nós
Sobre Mauss
|
Postar um comentário