Sobre dádiva, direito e economia.
Ao se citar sobre Economia, devemos ter em mente a relação com o conceito de Dádiva, onde Mauss trata como uma questão produção de aliança (ver Glossário). Esse conceito vai ser base para tais relações. Nas instituições "primitivas" citadas no textos, o autor procurou relacionar e analisar as formas e tipologias de economias vigentes nessas civilizações. Resultando no que Mauss diz:

"Instituições desse tipo forneceram realmente a transição para nossas formas, as formas do nosso direito e de nossa economia.Elas podem servir para explicar historicamente nossas próprias sociedades"(P. 265).
Ou seja, notamos que em cada tópico há uma construção sobre cada economia, com sua devida peculiaridade, que de alguma forma, essas peculiaridades auxiliaram na construção do que se chama hoje da economia de nossa sociedade, partindo do que Mauss chama de: "Valor sociológico geral". Vale ressaltar que no decorrer do textos há uma grande miscigenância entre economia e direito, já que ambos mostraram-se intrisecamente interligados na construção de uma sociedade, seja ela primitiva ou moderna.

Podemos notar na civilização romana, Quando fazem referências tanto a Teoria do Nexum, quanto ao wadium germânico, sistemas rigorosos de trocas, ou movimentação econômica. Acrescentamos dois pontos bastante pertinentes, que seriam a Moral e a Honra frente aos acordos econômicos, como da mesma forma as Leis.

Na civilização hindu, nota-se que a questão da economia é regida pela estrutura social (das castas), assim como a Teoria da dádiva, onde aplica-se o formato da doação, da troca e do sagrado.

Já na civilização germânica por muito tempo permaneceu num sistema semelhante ao feudal, sem marcado algum. Mas posteriormente desenvolveu o sistema potlatch , além do mesmo sistema da dádiva, uma espécie de economia fechada e voltada para o grupo familiar.
Essa civilização tinha o sistema de troca, o Angebinde, como um vínculo da troca e da oferta, além do que já foi citado: o wadium germânico.





Para saber mais


Economia (e política) do moderno (Ettore Finazzi-Agrò)






Postado por: eco de mauss no segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Comments to Economia - Um apanhado geral


Postar um comentário

Info
Ecodimauss pretende tratar, principalmente, sobre economia e direito de povos antigos e primitivos, baseados na perspectiva do renomado etnógrafo francês Marcel Mauss. Sobre o blog Entendendo melhor Sobre nós Sobre Mauss